Sabia que além do tom da nossa pele, existe o sub tom? E que não conhece-lo pode nos dar grandes erros na maquiagem e também pode te ajudar na hora de se vestir? Então vamos lá, descobrir seu subtom!
O que é Subtom?
O que caracteriza a cor da nossa pele, é a quantidade de melanina. Existem peles claras, médias e escuras, quanto menos melanina mais clara e quanto mais melanina, mais escura. Esse é o tom da nossa pele.
Para entendermos o subtom, é necessário sabermos que existem 3 tipos de melaninas, que são:
Eumelanina: Possui pigmentos azulados na sua cor.
Feomelanina: Possui pigmentos amarelados.
Tricosiderina: Possui pigmentos avermelhados na sua cor.
Esses pimentos que citei acima, são os responsáveis por definir o tipo de subtom presente na pele, pois, esses pigmentos, definem a cor do fundo da nossa pele, e isso é o subtom, é a cor do fundo da nossa derme.
Ele não tem nada a ver com raça ou etnia, por exemplo, uma pessoa muito branca pode ter o subtom quente e uma negra o subtom frio, as cores de pele não definem o subtom.
Tipos de Subtom
Se orientando pelo círculo cromático, fica mais claro. As cores amarelo, laranja, vermelho e rosa, são quentes e as cores verde, azul e roxo são frias.
Subtom Frio
São as peles com a eumelanina, que é o tipo de melanina que citei acima, que possui pigmentos azuis. Esse tipo de pele geralmente possui um ar mais rosado, e as bases e corretivos para essa pele, também possuem o fundo mais rosa.
Quente
São cores mais chamativas, como amarelo e laranja. As peles com subtom quente, possuem um ar de bronzeado, por terem o fundo amarelo. São as peles que possuem a feomelanina.
Neutro
É o subtom coringa, pois combina tanto com tons mais neutros, como tons mais chamativos. São peles que não possuem subtom nem muito frio, nem muito quente.
Oliva
É um pouco raro aqui no Brasil, mas existe. São peles que mesclam a eumelanina com a feomelanina, ou seja, possui tanto os pigmentos azuis quanto os amarelos, e se pensarmos nas aulinhas lá do fundamental e na musiquinha da Xuxa, lembraremos que “o azul com amarelo da verde”, portanto o subtom oliva, é um subtom esverdeado, como por exemplo, a pele dos indianos.
Como Identificar Seu Subtom
Método das Veias
Repare nas veias presentes no seu pulso, se elas forem verdes, seu subtom é quente, se elas forem azuis, seu subtom é frio. Se você tem nas duas cores, então ele é neutro.
Método dos Acessórios
Coloque uma peça de tecido em cores quentes de um lado do corpo e outra em cores frias do outro lado. Vá em frente a um espelho e observe com quais cores sua pele combina mais. Isso também pode ser feito com joias pratas e douradas, lembrando que prata é frio e dourado quente.
Saber seu subtom, será útil tanto para escolher roupas e acessórios que combinem mais com sua pele, como também na hora de não errar na base.
Espero que o post tenha ajudado a tirar suas dúvidas!
Beijão!