O assunto que mais vejo entre os usuários de henê é quebra. Chove de pessoas reclamando de quebra capilar, e a maioria coloca a culpa no henê. Mas antes de tirar conclusões precipitadas, vamos entender um pouco sobre o assunto? E claro, seu tratamento também.
O Que é a Quebra
É o rompimento do fio de cabelo, é quando ele se parte, seja próximo da raiz, no comprimento ou nas pontas.
Como Identificar
O cabelo com quebra se parte fácil em pequenos pedaços, tem a aparência de ralo e com frizz.
Mas fique atenta! Nem sempre o frizz é quebra, pode ser cabelo novo, e para identificar é simples: Passe o dedo na ponta do fio que você acha que está quebrado, se a ponta estiver grossa, é quebra, se estiver fina, é cabelo novo.
Como Ela Ocorre
A quebra capilar está ligada a vários motivos como uso errado de químicas e outro produtos capilares, e até mesmo não ter cuidados básicos no dia a dia, como pentear de qualquer maneira, torcer o cabelo enquanto está molhado, uso frequente de fontes de calor e etc. No geral, a quebra é a falta de certos cuidados.
No caso de pessoas que fazem uso do henê, que é o foco desse post, além dos motivos que citei acima, a quebra também pode estar relacionada a:
Uso Desenfreado do Henê
O henê é uma química que age progressivamente, portanto requer paciência. Em sua embalagem, vem indicando a quantidade de vezes que você deve utilizar, caso essa informação não seja respeitada, o cabelo fica super saturado de química, não aguenta e se quebra.
Uso do Henê Incorreto para Seu Tipo de Cabelo
Existem henês para cada tipo de cabelo, do fio fino ao grosso. As classificações de henês suaves, médios e fortes, não estão ligadas à potência de alisamento, e sim ao tipo de fio. Henês suaves são para cabelos finos e os fortes para cabelos grossos. Quando você utiliza um henê forte em um cabelo fino, é quebra na certa, pois o fio não aguenta a potência da química. Por isso, use o henê adequado para seu tipo de fio, pois um não alisa mais rápido que o outro.
Troca Frequente de Henê
Apesar de todos os henês serem compatíveis entre si, cada um possui uma composição um pouco diferente (apesar do componente base ser o mesmo para todos). Caso seja feita trocas muito frequentes, o fio pode não aguentar e se quebrar.
Caso queira muito trocar de henê, aguarde um período de 15 dias da última aplicação e sempre faça o teste de mecha.
Misturas com Henê
O henê é uma química como qualquer outra e não pode ser misturado com nada a não ser que o fabricante mande. Utilize ele de acordo com o que a embalagem diz. Você misturaria leite na sua progressiva? Amido de milho e mel no seu relaxante capilar? Então não misture ao henê também, pois além de quebra, essas misturas podem trazer outros danos, por estarem alterando a fórmula original do produto.
Aplicação Incorreta
O henê sempre deve ser usado de acordo com o que o fabricante diz. Não use nas aplicações pentes muito finos, escovas que agridam os fios e nem prenda de maneira que os fios possam se quebrar.
O henê depois de aplicado, ele costuma dar uma secada no fio, mesmo que pouca, e caso esse fio com o henê seco seja penteado, ele se quebrará.
Aplicar Onde Já Está Liso
Onde o cabelo já alisou com o henê, nunca mais irá voltar a sua forma original. Por isso, não há necessidade de aplicar o produto onde já está liso, pois fazendo isso, o cabelo também fica com excesso de química.
Como Tratar a Quebra
De maneira geral, você precisa ter cuidado com os fios, e alguns cuidados que podem te ajudar são:
- Ter cuidado ao pentear
- Usar reparador de pontas
- Ter cuidados ao dormir (usar touca nero ou fronha de cetim)
- Usar o henê sempre de acordo com a embalagem
- Não usar químicas incompatíveis
- Ter muita cautela ao usar outra química junto, mesmo que compatível
- Não aplicar henê na parte já alisada, proteja elas com algum óleo, pois ele impede a ação do henê
- Fazer uso de pré shampoo (já tem post sobre aqui no blog, clique aqui para conferir)
- Não aplicar shampoo nas pontas
- Seguir um cronograma capilar (se você não sabe o que é, clique aqui)
- Não usar fontes de calor com frequência e ter cautela quando usar
Dica Extra!
Caso seu cabelo quebre quando estiver seco, invista em nutrições, que aqui tem uma receita maravilhosa, clique aqui para conferir. E se ele se quebrar quando estiver molhado, faça mais reconstruções, fazendo uma a cada 15 dias.
Te aconselho também a dar uma olhadinha em um outro post que fiz aqui citando alguns cuidados que devemos ter ao usar o henê, clique abaixo para visualizar.
Espero que tenham gostado e que esse post seja de grande ajuda!
Beijos!
2 respostas
Estou sem henê a 6 anos…queria voltar a usar….porem estou com medo pq estou com queda e quebra….usando vitaminas que parecem nao surtir efeito nenhum…posso usar assim mesmo?
Não pode, Clei! O henê é uma química como qualquer outra, que se usada em cabelos com qualquer dano que seja, irá agravar o caso.
Cuide do seu cabelo, espere ele ficar 100% recuperado e se depois quiser usar henê ainda, faça teste de mechas e se ele permanecer saudável aí sim você poderá iniciar o uso.
Para cuidar dos fios, não use qualquer química, faça cronograma, utilize bons produtos e tenha principalmente uma boa alimentação.
Beijos!