Se seu cabelo está áspero, quebradiço, opaco e sem vida, você está no lugar certo para resolver o seu problema, com a acidificação capilar caseira. Sabia que apenas o fato das cutículas estarem abertas, o cabelo pode ter danos seríssimos? Por isso essa receita que vou mostrar é muito importante para a saúde do cabelo.
Porque Precisamos Acidificar o Cabelo
A nossa fibra capilar, é cheia de cutículas, que se assemelham a escamas, que se abrem para receber um determinado tratamento, e se fecham para mantê-lo dentro do fio. Essa função de “abre e fecha”, quem determina é o pH. Para elas estarem fechadas, o pH do nosso cabelo precisa estar equilibrado, caso contrário isso não ocorre.
O pH do nosso cabelo é ácido, vai em torno de 4,5 a 5,5. pH menor, ou seja, ácidos, fecham as cutículas. E pH maior, alcalino, abrem as cutículas.
A cutícula do nosso fio pode se danificar e se manter aberta por n motivos, como uso de químicas alcalinas, que é o caso da guanidina, uso constante de fontes de calor, e até a falta de cuidados diários. Com a cutícula aberta, o cabelo perde seus nutrientes, e começa a ficar fraco, opaco, sem vida, áspero, com pontas duplas e quebradiço. Por isso a importância de selar bem as cutículas, para manter a saúde do fio.
Para selar as escamas do cabelo, precisamos utilizar um produto ácido. Existem no mercado produtos específicos para isso, porém, nada melhor do que a nossa velha e boa receita caseira.
Como Fazer o Acidificante Caseiro
Você vai precisar de:
100 ml de vinagre de maçã (não pode ser outro, tem que ser o de maçã, pois ele não possui álcool)
200 ml de água
Mãos na massa:
Misture os dois produtos em um borrifador, para facilitar a aplicação. Aplique nos cabelos lavados e já hidratados, como se fosse um condicionador. Espalhe bem e deixe agir em uma touca de hidratação por 5 minutos. Depois enxague apenas com água.
Esse é o resultado no meu cabelo, eu AMO essa receita! Não escovei, nem pranchei os meus cabelos, porém você pode finalizar como preferir.
Importante!
O cheiro do vinagre não fica nos fios! Ele não arde em contato com o couro cabeludo. Todo mundo pode fazer, a menos que você seja ALÉRGICA ao vinagre, nesse caso, NÃO faça.
Dica!
Eu recomendo que você faça essa receita no máximo a cada 15 dias, pois tudo demais, não é legal. Se feita em excesso, as cutículas ficam seladas demais e o cabelo resseca, não permitindo a entrada de nutrientes, o que é chamado de porosidade baixa. Faça essa receita no dia de uma reconstrução capilar, o efeito vai ser ainda melhor!
Se você não sabe o que é reconstrução, clique na imagem abaixo para conferir!
Já conheciam a receita? Façam e me contem o resultado, eu amo saber!
Beijinho!