Você hidrata que hidrata seu cabelo, gasta com máscaras caras, investe em excelentes tratamentos e seu cabelo não melhora por nada? Você tem impressão de que seus fios estão sempre da mesma forma? Então a sua solução, pode estar aqui nesse post.
O que é Porosidade Capilar
Nosso fio de cabelo possui várias camadas, a última delas, são as cutículas, que são responsáveis por se abrirem para permitir a entrada de nutrientes e se fecharem para garantir que os nutrientes permaneçam dentro do fio.
O que permite a abertura e o fechamento das cutículas, é o pH. Nosso fio possui um pH ácido de 4,5 a 5,5. Quando o pH está estabilizado, ou seja, ácido, o fio fica com as cutículas seladas. Já quando ele está alcalino, o fio fica com as cutículas abertas, e aí que ocorre a porosidade.
Por alguns fatores como uso constantes de químicas alcalinas ou ácidas, excesso de shampoos com alto teor de sulfato e excesso de fontes de calor, as cutículas podem se danificar e não conseguirem mais se manter fechadas ou não conseguirem mais abrir como deveriam, e é aí que ocorre a porosidade.
Vou deixar abaixo uma tabelinha sobre pH para vocês se orientarem melhor.
Tipos de Porosidade
Porosidade Baixa
Ocorre quando a cutícula está muito selada e não consegue se abrir como deveria. Nesse caso, o fio não recebe todos os nutrientes que necessita.
A aparência desse fio, é de um cabelo saudável, com brilho e macio, mas caso não seja tratada, com o tempo o fio vai se danificando por não receber tudo aquilo que precisa.
Para tratar esse fio, é necessário abrir as cutículas, ou seja, usar mais produtos alcalinos. Procure utilizar shampoos anti resíduos a cada 15 dias e lave o cabelo na água morna, pois ela ajuda a abrir as cutículas do fio.
Porosidade Normal
É o estado das cutículas em que elas se abrem o suficiente para receber os nutrientes e se fecham para guarda-los.
Esse é o estado de um fio saudável.
Porosidade Alta
É quando as cutículas estão abertas demais e não conseguem segurar nenhum tratamento. Essa é a aparência de um cabelo poroso:
Sabe quando você hidrata o cabelo em um dia e no outro ele já está desidratado novamente? Essa é a porosidade alta, pois com as cutículas abertas, os tratamentos saem com muito mais facilidade.
Para tratar, é necessário usar produtos ácidos. Use produtos com pH baixo, lave o cabelo na água fria, sempre use condicionador e faça uma acidificação capilar a cada 15 dias.
Aqui no blog já tem um post ensinando sobre acidificação, clique aqui para conferir.
Como Descobrir a Porosidade do Seu Cabelo
O teste para saber qual a porosidade do seu fio é bem simples. Quando for lavar seu cabelos, após enxaguar o shampoo dos seus fios, pegue um fio e deixe ele secar naturalmente. O fio tem que estar totalmente limpo, por isso tem que estar somente lavado com shampoo. Depois que o fio secar, coloque-o em um copo com água limpa.
Se ele boiar, significa que as cutículas estão seladas demais, por isso a água não penetra no fio e não o faz afundar, portanto, a porosidade é baixa.
Se ele fica no meio, parabéns, suas cutículas estão lindíssimas, nem abertas e nem fechadas demais. Sua porosidade é normal.
Se ele afunda, é sinal que as cutículas estão abertas demais, a água entra, o fio pesa e afunda. Aí temos uma porosidade alta.
Espero que tenham gostado e que esse post possa ajudar!
Beijão!