Pesquisar
Dicas de beleza e autocuidado

Óleo de Cozinha no Cabelo?

Óleo de Cozinha no Cabelo?

ÓLEO DE COZINHA O CABELO? Sim, meu bem, e olha, o resultado é absurdamente incrível! Vem cá que vou te explicar tudinho sobre o óleo de cozinha ser usado nos fios!

Primeiramente, vou fazer uma observação aqui rapidinha, o post é focado no óleo de soja, mas as explicações aqui dadas servem para qualquer óleo refinado, como o de girassol, algodão, etc.

O que é o Óleo de Soja?

Óleo de Cozinha no Cabelo?

É extraído da semente da soja e usado como fonte de alimento.

Possui muitas gorduras, mas em contra partida, é rico em vitamina A, C, D e B6, além de cálcio, ferro, cobalamina e magnésio.

Como é Produzido?

Primeiro, os grãos de soa são armazenados em temperatura ambiente.

Depois é feito uma peneiração, onde são separados os grãos inteiros dos quebrados. Feito isso, é retirado a sua casca e feito um aquecimento a 60° C para a retirada da água presente na polpa.

A polpa é triturada para facilitar a retirada do óleo e é levada ao aquecimento de 75° C para evitar a ação de algumas enzimas e elas não formarem composto químicos indesejáveis.

Para extrair o óleo existem duas maneiras: Ele pode ser extraído por meio de compressão, onde os materiais triturados são apertados até soltarem o óleo, ou usando um solvente para separar o óleo. Se o solvente for usado, depois ele é separado do óleo por meio de destilação.

Após os processos citados acima, é utilizado vapor de água para retirar possíveis odores indesejáveis.




Benefícios para o Cabelo

O óleo de soja, assim como outros que são usados geralmente na umectação, como o óleo de coco e o azeite de oliva, também é um óleo vegetal, pois não há em sua composição nenhum tipo de óleo mineral ou derivados.

A diferença entre ele e os outros óleos que citei acima, é que ele não é 100% extra virgem, pois sua produção o expõe à altas temperaturas, mas isso não significa que ele não possui propriedades.

As temperaturas as quais o óleo é exposto, não são o suficiente para retirar todas as suas propriedades, e ele consegue manter boa parte delas, o que significa que ele traz sim benefícios para os cabelos, pois como foi citado acima, ele é rico em vitaminas.

Além da reposição de vitaminas nos fios, ele também traz benefícios apenas por ser óleo, como redução de volume, maciez, alinhamento e maleabilidade.

Durante seu processo de produção, não é adicionado nenhuma substância química prejudicial ao fio ou a nós de maneira geral.

Modo de Usar

Ele pode ser usado na umectação, aqui no blog já tem post sobre, clique aqui.

Também pode ser usado para potencializar as suas máscaras, acrescentando no máximo meia colher à quantidade de máscara que você for usar.

Você também pode potencializar os seu finalizadores e até mesmo suas umectações, fazendo misturas com outros óleo vegetais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não deixa cheiro e nem pesa nos fios, basta retirar corretamente, assim como qualquer outro óleo.

Já usaram óleo de cozinha nos fios? Eu uso e amo! Me conta aqui nos comentários!

Beijão, gata!

Tags:

Compartilhe esse post:

Picture of Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Posts Relacionados

10 respostas

    1. hahahaah Pode deixar, meu bem! Vou postar mais lá simm!
      Mas no momento, estou dando novamente uma pausa no henê, mais uma vez tive problemas com ele Mas pode deixar, vou fazer um vídeo falando sobre isso também!
      Beijão, minha linda! ❤

    1. Eu infelizmente tive um corte químico Meu cabelo não alisou a raiz, então véi aplicava toda semana e às vezes 2x na semana, com tantas aplicações meu fio não aguentou e sofreu um corte químico.
      Mas fica tranquila, lindona, cuide do seu cabelo com o dobro de atenção, nunca saia do cronograma e invista em bons produtos que seu fio permanecerá saudável!
      Beijão!

  1. Ok, entendi, mas tenho uma dúvida, se o óleo de cozinha frita os alimentos com calor intenso, se eu passar misturado com outras coisas(produtos para cabelos), ele(o óleo) não “fritaria” os fios ao sair e expor a luz do sol?

    1. Não, mesmo! Para essa “fritada” acontecer, o fio teria que ser exposto há altíssimas temperaturas, somente a luz do sol não é o sufciente para fritar os fios. O fio só fritaria caso fosse passada uma grande quatidade de óleo e na mesma hora passar uma prancha em alta temperatura por cima, nesse caso o fio se danifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress